Salgados

Receita de Esfiha Aberta Tradicional

Esfiha Aberta Tradicional. Descubra a Origem da Esfiha e Prepare uma Versão Deliciosa para o Dia da Esfiha. A esfiha é tão popular em padarias, bares e redes de fast-food no Brasil que é fácil esquecer que ela não é um salgado originalmente brasileiro.

Na verdade, a esfiha tem sua própria data de celebração: 9 de setembro, o Dia da Esfiha. Mas, como o nome sugere, essa delícia vem de muito longe, mais especificamente do mundo árabe.

Assim como o kibe, a esfiha é tradicional em países como Síria e Líbano, nações com grande influência cultural no Brasil devido à imigração, especialmente em São Paulo. Embora a origem exata da esfiha seja disputada entre esses dois países, uma coisa é certa: ela conquistou um lugar especial nas mesas brasileiras.

A História da Esfiha e Como Preparar a Sua Própria Versão

Outra discussão frequente entre os fãs de esfiha é sobre qual versão é a melhor: a fechada ou a aberta. As esfihas fechadas, além de permitirem uma quantidade maior de recheio, têm um preparo mais elaborado. Já as abertas oferecem uma variedade maior de opções de recheio, que podem ser tanto salgadas quanto doces.

Embora ambas as versões tenham seu charme, as esfiharias tradicionais geralmente se especializam nas abertas, que são as mais consumidas. E para celebrar o Dia da Esfiha, a Finna, marca de farinhas líder no Nordeste, sugere uma receita prática e saborosa, com uma massa que lembra a das esfiharias mais famosas do país.

Abaixo, você confere uma receita simples de massa para esfiha, com sugestão de recheio de carne moída. Mas não se prenda a isso! Use sua criatividade e escolha os ingredientes que mais gosta para rechear sua esfiha. Aproveite e bom apetite!

Para fazer a Esfiha Aberta Tradicional

Ingredientes da Massa

15g de fermento biológico seco

1 colher de chá de açúcar

1 xícara de leite morno

1/2 xícara de óleo

4 xícaras de Farinha de Trigo Finna Pizza

200g de catupiry

Sugestão de Recheio

500g de carne moída

1 cebola picada

4 tomates sem sementes picado

2 colheres de sopa de suco de limão

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo da Esfiha Aberta Tradicional

Em uma tigela, adicione o fermento e o açúcar; dissolva o fermento.

Coloque o sal e o leite morno; misture bem.

Adicione o óleo e a farinha e amasse até obter uma massa lisa, que solte das mãos.

Forme uma bola e devolva a massa à tigela, cubra com um pano limpo e seco e deixe a massa descansar por pelo menos 1 hora.

Misture todos os ingredientes do recheio.

Faça bolinhas de massa do mesmo tamanho, achate a massa até formar um círculo, pressione o centro com os dedos, deixando as bordas levemente mais grossas.

Usando um bico de confeitar, coloque o catupiry, fazendo um círculo um pouco menor que a circunferência da massa, e feche por cima, apertando bem no final, para não vazar o catupiry.

Preencha o meio da esfiha aberta com o recheio até encostar na borda.

Leve-a para assar em fogo alto até a massa começar a dourar as bordas.

Dicas do chef:

Para congelar a esfiha aberta, termine de assá-la, coloque uma ao lado da outra em cima de um prato e cubra-as com filme plástico; quando já estiverem congeladas, retire-as do prato e organize-as dentro de plásticos próprios para congelamento. A validade é de 3 meses.

Veja também:

5/5 - (1 voto)
Receita de Esfiha Aberta Tradicional | Receitas e Dicas do Chef
Esfiha Aberta Tradicional

Esfiha Aberta Tradicional. Descubra a Origem da Esfiha e Prepare uma Versão Deliciosa para o Dia da Esfiha. A esfiha é tão popular em padarias,

Palavras-chave: Esfiha Aberta Tradicional

Ingredientes da receita:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo